Secretaria de Saude participa de audiência pública na Câmara Municipal para falar sobre cuidados e prevenção do câncer de mama.

Nesta quarta feira 20/10, profissionais da saúde do nosso município, participaram de audiência pública na Câmara Municipal, Casa Antônio Pereira Gomes Filho, para falar sobre cuidados e prevenção do câncer de mama.

A solenidade aconteceu através de um pedido das vereadoras Jossania Batista e Irmã Luciene Rocha, com o intuito de esclarecer dúvidas e debater sobre a importância do diagnóstico precoce e a garantia de acesso às políticas públicas municipais.

O tratamento, o empoderamento feminino e a auto estima, também foram assuntos pautados e representados por pessoas que venceram o câncer e outras que estão em tratamento.

Para a Secretária de Saúde, Kilza Ribeiro, o mês do Outubro Rosa, como é popularmente conhecido, realiza ações em alusão ao câncer de mama, mas o diagnóstico e a prevenção, devem acontecer durante todo o ano. “ O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, por isso, auto exame e mamografia são essenciais para salvar vidas” complementou.
Participaram da solenidade, profissionais da saúde, representantes do judiciário, influencies digital e a população em geral.

O vereador Leleo da Mangueira também esteve presente, afim de defender a causa, desmitificar preconceitos e lembrar que apesar de ser mais raro, o câncer de mama em homens também acontece.