Cooperativismo nas escolas de Pedras de Fogo

Frutas como abacaxi, coco, banana, laranja podem virar salada, bolos, doces, vivências em família e muito conhecimento. É o que mostra o projeto Cooperfruti, desenvolvido pela Escola Municipal Epitácio Pessoa. A iniciativa faz parte do Programa Cooperjovem e foi incorporada ao projeto pedagógico “Leitura e Escrita no Caminho das Práticas Inovadoras”.

Para celebrar estas ações, a escola reuniu mais de 600 estudantes, familiares, além de representantes de entidades parceiras como o Sescoop/PB, a Unimed João Pessoa e a Secretaria Municipal de Educação. A programação contou com apresentações teatrais e musicais das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, além de uma feirinha com produtos feitos pelas crianças com apoio dos professores e familiares, dentro do projeto Cooperfruti.

A pediatra da Unimed, Dra. Euda Aranda visitou a escola pela primeira vez e ficou encantada com os projetos. “Achei maravilhoso o trabalho com as crianças, que trouxe um aprendizado sobre empreendedorismo e também sobre a alimentação natural. Além disso, eles trabalham tanto na família como na escola. E o Instituto Unimed busca justamente trabalhar com as comunidades, com os jovens, estimular as pessoas que trabalham juntas com o cooperativismo para desenvolver mais ações”, afirmou.

Na escola, as crianças aprenderam tudo sobre as frutas, do cultivo aos seus benefícios para a saúde, e fizeram as primeiras receitas, favorecendo o aprendizado da leitura, da escrita e de ciências. “Foi também trabalhada a questão da interação, do trabalho em equipe, com o apoio da família. As crianças levaram as receitas para casa, produziram e trouxeram para vender aos coleguinhas na escola. Além de trazer esse conhecimento para as crianças, a intenção é despertar também na família esse interesse em produzir e empreender”, explicou a diretora da escola Ana Lúcia Gomes.

O projeto deu tão certo que acabou envolvendo toda a comunidade escolar. “O Cooperjovem traz a cooperação, colaboração da comunidade, o envolvimento dos professores e de todos os funcionários. Todo mundo abraçou esta causa, da merendeira ao porteiro”, revelou a Coordenadora Pedagógica, Gilzoneide Kátia.